Em 2017, eu estava em um momento profissional cheio de viagens e eventos que não me permitiram mais prosseguir com o Yoga. Eu era adepta de uma modalidade realizada em sala aquecida, o que dificultava praticar em qualquer lugar.
Segui com a Hooponopono, apaixonada pelo processo de meditar, pois me sentia melhor com a regularidade da prática. E é incrível como o Universo nos presenteia com aquilo tudo que pedimos com amorosidade! Surgiu um novo degrau na minha jornada rumo à espiritualidade! Bateu na minha porta, em Curitiba, um rapaz de SP, praticante de meditação, que foi comprar o meu carro, por meio de um amigo em comum. De uma forma leve entramos no assunto meditação e ele me contou sobre a escola que o havia ensinado. Nesse momento, senti o impulso imediato de buscar por este mesmo local.
Não fazia muito sentido, pois a escola ficava em São José dos Campos, interior de SP, a pouco mais de 500 km de distância de onde eu morava. Assim mesmo, fui a São José, realizei o Curso de Meditação Sabija, recebi o meu mantra pessoal e iniciei a prática diária. Nos primeiros meses por conta da minha falta de disciplina e compromissos intensos de trabalho, fazia dias sim, dias não. Não levou muito tempo para eu perceber que quando iniciava meu dia agradecendo e meditando, tudo corria bem e proporcionalmente, não tão bem quando deixava de meditar.
Ao entender essa mecânica, tomei uma decisão e me esforcei até que a meditação entrou definitivamente na minha rotina diária pelo menos 1 vez ao dia e então compreendi que meu caminho seria feito dessas escolhas e eu só estava começando…
O que é a Meditação Sabija ou Meditação do Mantra Pessoal
A meditação tem sua origem na Índia há mais de 5000 anos. É uma técnica, ao mesmo tempo de concentração e de relaxamento, ou seja, a mente fica em alerta enquanto o corpo relaxa, ainda que com a coluna ereta.
O principal objetivo é “Buscar o silêncio” que existe dentro de nós e que o perdemos com a agitação do dia-a-dia. Quando a mente silencia, temos acesso a nossa essência, ao nosso eu verdadeiro.
A Meditação Sabija é uma Meditação Free Dhyana, isso significa que trata-se de uma meditação espontânea contemplativa e não de concentração em um objeto por exemplo, ela utiliza um mantra semente com som frequencial, cada pessoa recebe o seu. O termo Free é por ser de domínio público. Portanto a escola que me ensinou a meditar, escolheu retirar o caráter mercadológico de algo que é de direito de todos que o quiserem praticar.
Tipos de meditações:
- Básicas: são meditações dirigidas que promovem relaxamento.
- Avançadas: a Meditação Sabija é uma meditação avançada, onde você mentaliza e se concentra em seu mantra pessoal, porém não “briga” com pensamentos aleatórios, deixamos que fluam e retomamos gentilmente ao mantra assim que lembramos que estamos meditando. Ela trabalha equilíbrio emocional, autoestima e traumas
- Super avançadas: são meditações voltadas para expansão de consciência e autoconhecimento.
Para que meditar?
Dizem que meditar é um santo remédio! Vou explicar o porquê! O bem-estar e a melhora da saúde conquistada com a prática diária da meditação são consequências das alterações químicas e fisiológicas que a meditação estimula e que já foram comprovadas cientificamente.
Ela nos faz entrar no fluxo construtivo da inteligência, ou seja, colocamos na ordem:
Pensar para depois sentir e somente depois agir.
Quando estamos levando a vida no piloto automático, normalmente agimos e depois sentimos e pensamos.
Como praticar?
Quem já domina a técnica pode praticá-la em qualquer local, não necessita de espaço reservado, incenso, música ou ritual. Basta o mantra e você! Mas, confesso que no início é interessante buscarmos um local mais calmo e avisarmos que vamos meditar para não sermos interrompidos e a meditação fluir melhor.
A meditação tem a duração de 20 minutos e o ideal é meditar 2x ao dia. Eu sempre pratico ao acordar e ao final da tarde. Tenho um aplicativo no meu celular que me ajuda a controlar o tempo.
Sua vida não permite adotar esse ritmo? Não tem importância, faça o possível para você. Mas tenha em mente que se você se desafiar, conforme for vendo os benefícios, perceberá que esse é o melhor investimento em tempo que você poderia ter.
Como disse Lao Tsé “Mesmo uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.
Bora andar?

Incrível mesmo como a meditação é interessante… mesmo sendo meditante por mais de um ano ainda sinto dificuldade em focar… outra dificuldade que tenho é aguentar o tempo… depois de uns 15 minutos fica bem difícil para mim… mas, desafio é desafio
A meditação que você faz é a Sabija né? Ela é uma meditação Dhiana, então não precisa se preocupar tanto com o foco. Sei como é, têm vezes que terminamos de meditar e temos a impressão que só pensamos na vida, não é mesmo?! E está tudo certo! Liberamos muitas tensões e meditamos sim! Aliás liberação de tensões é um dos principais objetivos da Sabija. Continue firme 🙂